fbpx
Nalva Rafael | 05/05/2020
Voltar

Como abrir CNPJ como Dropshipping?

Como abrir um CNPJ como Dropshipping no Brasil? Entenda como tudo funciona na prática.

O que é Dropshipping?

O dropshipping é exclusivo para modelos de lojas virtuais, para quem trabalha com canal de venda online. Ele, na verdade, permite que você tenha mais produtos na sua loja online sem que você precise ter o produto fisicamente no seu estoque. Na verdade, essa é uma das grandes vantagens do Dropshipping.

Em resumo, o Dropshipping é uma prestação de serviço, no qual são exercidas um conjunto de atividades, como marketing, solicitação do pedido, atendimento ao cliente e acompanhamento do produto até o cliente final.

O Dropshipping ainda não tem uma regulamentação no Brasil, mas não é por não ter uma regulamentação que essa atividade ilegal. Você consegue sim ter um CNPJ como Dropshipping e se manter regular diante os órgãos.

Como surgiu o dropshipping?

Muitos acham que o dropshipping é algo novo que vem para revolucionar o mercado, mas não! Já é uma prática antiga que vem acontecendo desde a década de 90, nos Estados Unidos, por meio do site de leilões Ebay.

Devido o sucesso desse tipo de parceria, a China resolveu entrar nesse mercado no ano de 2006 e em pouco tempo ganhou destaque, se tornando popular por possuir preços competitivos, baixos custos tributários, sem burocracia e contratos complexos, fornecendo tudo pela web de forma fácil, prática e muito efetiva.

E isso foi o suficiente para motivar as pessoas a realizarem importações de qualquer lugar do mundo.

Como abrir um CNPJ de Dropshipping
Como regularizar a atividade de Dropshipping

Como regularizar a atividade de Dropshipping?

Primeiramente, se você busca abrir um negócio virtual com pouco investimento e sem gastar com aluguel para estocar os produtos, o dropshipping é ideal para você.

O dropshipping funciona como uma empresa intermediária do cliente para o fornecedor. O processo consiste em receber os pedidos através de um site e encaminhá-lo ao fornecedor que fica responsável por todo o processo, desde a embalagem até o envio do produto ao cliente. O dropshipping irá acompanhar a entrega e deixar o cliente sempre atualizado sobre a compra.

É importante lembrar que o lucro com esse processo vem da diferença de preço entre o valor que você divulga na sua loja online e o que seu fornecedor cobra. Esse é o seu lucro sobre a operação.

Qual melhor tipo de empresa para o Dropshipping?

Antes de qualquer coisa vale ressaltar que o dropshipping não pode ser exercido como MEI. Por isso é tão importante você ter um CNPJ como ME ou EPP para atuar com Dropshipping.

Ao abrir uma ME ou EPP, você também deverá escolher uma natureza jurídica. No caso do Drop, que normalmente atua sozinho (sem sócios), a melhor natureza jurídica é a SLU, conhecida como Sociedade Limitada Unipessoal.

Quais os CNAES para o Dropshipping?

O Dropshopping é uma operação de serviço, consideração então uma prestação de serviço.

Não existe um CNAE específico para o Dropshipping, por isso aqui na Unicont, nós recomendamos uma composição de CNAES que deixará sua empresa mais segura sobre a questão tributária.

É claro que você poderá colocar outras atividades (CNAE) no seu CNPJ, mas para operar como Dropshipping é importante ter dois CNAEs, que são:

CNAE 7490-1/04 – Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários;
CNAE 7319-0/02 – Promoção de Vendas (fullfilment)

Qual o valor do imposto para um CNPJ de Dropshipping?

O valor do seu imposto vai depender de qual tributação sua empresa se está. Além de escolher o tipo de empresa, você deve escolher também a tributação para sua empresa.

Quem está abrindo uma empresa como Dropshipping o mais indicado é escolher a tributação do Simples Nacional. Nessa tributação o Dropshipping começa pagando 6% sobre o lucro de sua operação. Com o crescimento do seu faturamento é válido estudar a possibilidade de mudar para a tributação do Lucro Presumido, que pode trazer vantagens quanto ao valor do Imposto.

Enfim, são muitas informações que são dadas no início da abertura da sua empresa, e tomar ações de escolher os pontos certos é um processo delicado e muito importante. Por isso conte sempre com contabilidades que entenda da sua atividade.

Os riscos fiscais do Dropshipping

O principal risco é cair na malha fina, e isso significa ser fiscalizado, e até mesmo penalizado, pela Receita Federal. Além de ter que pagar impostos de forma retroativa, com juros e multa é claro.

Todo o valor que está transacionando em sua conta corrente, cartão de crédito, despesas em seu nome, boletos.. tudo isso a Receita Federal tem conhecimento. Como resultado, o risco de ter atividade de Dropshipping não regular é muito grande.

Contabilidade especializada para Dropshipping

Não é todo mundo que conhece a operação de Dropshipping e sabemos que entender a operação é fundamental para ter uma empresa regular.

A Unicont é especializada em negócios digitais, incluindo a atividade de Dropshipping e oferecemos todo suporte que é necessário para manter a empresa regular perante a Receita Federal.

Além disso, todo o nosso processo contábil é realizado de forma digital, mas o nosso atendimento é feito pelo nosso time especializado. Aqui na Unicont você não fala com robôs.

Outro diferencial é que em todos os nossos planos oferecemos a nossa sede virtual. A Sede Virtual é um endereço tributário, a sua empresa ficará registrada no endereço da Sede Virtual. A grande maioria dos profissionais do Dropshipping usam essa solução por terem assim mais liberdade e não deixar exposto o seu endereço residencial.

Quer marcar uma call? Clique aqui e tire todas suas dúvidas sobre Como abrir um CNPJ como Dropshipping.

Modificado por Miriane Barreto em 2 de junho de 2020 as 07:09

PUBLICADO POR

Nalva Rafael

Edinalva Rafael é administradora empresarial, mãe do Pedro, apaixonada por livros de romance e redatora de conteúdo na Unicont.
                
    

Comentários Seja o primeiro!

Nenhum comentário para esta postagem!


Deixe o seu comentário!
    

Receba no seu E-mail as principais notícias, dicas e informações do nosso blog.

×

Ei!

Está precisando de um contato mais ágil? Fale conosco pelo WhatsApp clicando ali em baixo, ou então nos mande um e-mail: contato@unicontservicos.com.br

× Como posso te ajudar?