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Nalva Rafael | 19/05/2020
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Como abrir um E-commerce?

E-commerce, ou comércio eletrônico, refere-se às vendas pela internet, mais especificamente, as que são realizadas por uma única empresa, seja um fabricante ou revendedor, por meio de uma plataforma virtual própria. E nesse artigo vamos lhe mostrar como abrir um e-commerce.

Preciso ter um CNPJ para atuar?

A resposta é sim! Se você for abrir uma loja virtual, a criação de um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, o famoso CNPJ, é uma obrigação.

Alguns documentos são responsáveis pela identificação do cidadão na sociedade, como o Registro Geral (RG), o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o Título de Eleitor. Sem eles, é praticamente impossível exercer qualquer tipo de atividade profissional.

É fundamental que crie um CNPJ o mais breve possível, pois esta é uma forma de dar credibilidade à sua loja e é uma forma de passar alguma segurança jurídica para os clientes de que tudo está sendo feito dentro das regras.

Posso ser MEI?

É importante destacar que para legalizar seu e-commerce, você pode optar por ser um microempreendedor individual, o famoso MEI. Sistema que muitos empreendedores Ecommerce tem optado.

Desta forma, você só precisaria fazer um cadastro no portal do empreendedor na página da Receita Federal. Fazendo isso, rapidamente sua loja vai ter uma inscrição na Junta Comercial da sua cidade, um CNPJ, INSS e a devida permissão de funcionamento.

É preciso se atentar que existe um pré requisito… Só pode conseguir o CNPJ através do MEI, quem trabalhar por conta própria, e, não pode haver sócios, e o faturamento não pode ultrapassar 81.000,00 mil reais.

Resumindo, conseguir um CNPJ para que o seu Ecommerce tenha como emitir notas fiscais e ficar em dia com suas obrigações tributárias deve estar entre as suas prioridades como empreendedor ao abrir uma loja virtual.

Importante:

Existem diversas leis que regularizam o e-commerce e que prestam assistência ao consumidor. Podemos destacar aqui o Decreto n° 7.962, de 15 de março de 2013, publicado no Código de Defesa do Consumidor.

Um dos itens desse Decreto, fala por exemplo, que o e-commerce é obrigado a expor seu CNPJ no rodapé do seu site.

Passo a passo de como abrir um e-commerce:

Agora que você já entendeu alguns pontos importantes relativos ao comércio eletrônico, deve estar querendo saber, definitivamente, como abrir um e-commerce, não é mesmo?

Como abrir um e-commerce? Passo a passo de como abrir um e-commerce.

Vamos apresentar aqui algumas etapas necessárias para tirar a sua loja virtual do papel.

1º Passo: DEFINA O PRODUTO OU SERVIÇO

Em primeiro lugar, você deve decidir o que venderá em sua loja virtual. Isso envolve a definição do produto, do segmento e do público-alvo que atenderá. Assim poderá contar com os fornecedores ideais para o seu negócio, criar um bom nome para a sua marca, pensar na questão da logística e dar início à criação da loja virtual.  

2º Passo: REGISTRE O DOMÍNIO

O registro do domínio é uma parte essencial para a criação do comércio eletrônico, já que ele equivale ao endereço do seu site. O ideal é escolher um domínio .com ou .com.br, o que confere profissionalismo ao seu negócio. O custo disso não representa um grande investimento para a empresa, mas faz muita diferença na impressão que causa aos público.

3º Passo: ESCOLHA A PLATAFORMA 

A escolha da plataforma é uma etapa crucial para a criação do comércio eletrônico e deve ser feita com muita pesquisa e comparação de funções e de valores. Na hora de ver o que uma plataforma oferece, avalie os recursos oferecidos e veja quais poderão ser importantes para a sua loja a médio prazo. Isso evita que você tenha que migrar de plataforma.

4º Passo: CADASTRE OS PRODUTOS

Essa etapa parece simples, mas deve ser feita com calma e estratégia. Como a loja virtual não conta com atendimento presencial, o cadastro dos produtos deve ser bem completo, usando imagens que apresentem todas as características do item e recorrendo a descrições completas, com medidas, instruções de uso, etc.

5º Passo: APAREÇA NAS BUSCAS

A lógica do comércio eletrônico é um pouco diferente da lógica de uma loja de rua. Para ser encontrado pelos consumidores, é preciso recorrer a estratégias de divulgação, como anúncios pagos e técnicas de SEO. Dedique-se a entender cada uma delas e a se certificar sobre qual é a melhor forma de divulgar seu negócio. 

6º Passo: PRESTE UM BOM ATENDIMENTO

Você já deve ter ouvido que o custo de conquistar um cliente novo é maior do que o custo de manter um cliente antigo, né? Pensando nisso, dedique-se a oferecer o melhor atendimento possível, trabalhando com produtos de qualidade e cumprindo o prazo determinado. Lembre-se que clientes satisfeitos voltam a comprar no mesmo e-commerce.

Vantagens da loja on-line:

Ter uma loja online não significa que terá que fechar sua loja física, mas sim ampliar seu canal de vendas sem ter uma limitação geográfica. 

Sendo assim, existem algumas modalidades que vale a pena analisar. Vamos te passar três ideias de negócios:

  1. E-Commerce Tradicional: Montar uma loja virtual dos seus produtos;
  2. Dropshipping Internacional: Trabalhar sem estoque com fornecedor Chinês;
  3. Dropshipping Nacional: Trabalhar sem estoque com fornecedor nacional.

Tome muito cuidado com qualquer tipo de investimento que pode ser um dinheiro perdido.

Pense se realmente vale a pena focar o seu negócio somente num negócio de rua ou loja física ou se tem outras possibilidades.

Nós da Unicont somos especializados em negócios virtuais e podemos te ajudar neste sentido.

Modificado por Miriane Barreto em 27 de junho de 2020 as 18:19

PUBLICADO POR

Nalva Rafael

Edinalva Rafael é administradora empresarial, mãe do Pedro, apaixonada por livros de romance e redatora de conteúdo na Unicont.
                
    

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