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Nalva Rafael | 15/04/2020
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E-Commerce em meio a crise

E-Commerce é um tipo de transação comercial, com ou sem fins lucrativos, feita especialmente através de um equipamento eletrônico, como, por exemplo, computadores. tablets e smartphnes. De forma mais simples: é uma loja online que pode ser uma ótima alternativa em meio a crise.

Com a crescente informatização das mais diversas atividades, a tecnologia da informação (TI) tem sido transformada em uma área cada vez mais relevante economicamente.

A expansão levou à especialização e, atualmente, é possível encontrar várias sub-áreas de TI dedicadas a tarefas específicas e que demandam profissionais com conhecimentos igualmente aprofundados.

Portanto o e-commerce é uma das áreas mais promissoras do mercado digital. Afinal, é praticamente impossível encontrar alguém que não tenha feito alguma compra online alguma vez.

Com tudo isso nos perguntamos o que está acontecendo com o comércio de lojas físicas?

E a resposta é simples… Nós estamos passando por um processo de transformação e esse processo de transformação no Brasil tem impulsionado todo esse processo de mudança.

É importante destacar que quem já se adequou a essas mudanças pode não sofrer impactos tão desastrosos nessa crise que estamos vivendo atualmente devido o covid-19, como sofrerão as pessoas que tem apenas um negócio físico.

Com a crise, muitas pessoas continuam consumindo, mas são mais seletivas no consumo.

Porque comprar pela internet?

Antes mesmo de se imaginar numa crise, já aconteciam mudanças. Se alguém precisa comprar uma roupa, por exemplo, numa loja física, talvez ela pague mais caro por isso.

Tudo isso tem feito com que as pessoas tenham preferência em comprar na internet, pois ela recebe essa roupa, com toda segurança e garantia, e acaba pagando um valor mais baixo.

A única diferença é que se ela comprasse a roupa no shopping ela levaria na mesma hora, e na internet leva alguns dias para receber, com o bônus de pagar um preço menor.

Um bom exemplo disso é o crescimento de uma modalidade chamada Dropshipping que consiste em mandar entregar um produto da China diretamente ao cliente aqui no Brasil, sem a necessidade de estoque e totalmente pela internet.

Com tudo isso, observamos que a crise então não é a principal responsável pelo fechamento das lojas num geral. Não levando em consideração essa situação atípica que estamos vivendo por causa desse vírus, é claro!

O que vender online no período de calamidade?

A construção de um negócio de sucesso começa desde o simples ato de escolher o produto ideal para se vender online.

Apesar dos impactos do covid-19 terem alterado a forma de consumo e impactado na busca por produtos específicos, ainda é possível encontrar categorias que estão em alta mesmo em meio a crise, ou seja, o e-commerce em meio a crise está fazendo a diferença no empreendimento de muitas pessoas.

E esses produtos não se restringem apenas aos considerados de uso essencial, como alimentação e higiene… é possível observar que existem categorias que estão em ascensão durante a quarentena para você não ficar preso apenas aos segmentos mais óbvios.

Pra você que está na busca do que te fará lucrar no e-commerce em meio a crise, iremos listar 05 categorias que estão em alta.

1 – Produtos esportivos:

Mesmo com academias e espaço comuns parados devido ao covid-19, esses produtos continuaram sendo buscados para vender online. Isso acontece porque quem pratica exercício tem a necessidade de manter essa rotina.

Inclusive, é um bom sinal, já que as pessoas estão optando por manter uma vida saudável mesmo dentro de casa. Por isso, compraram itens esportivos para continuar treinando.

2 – Brinquedos:

Os brinquedos ganharam destaque durante o isolamento voluntário para manter as crianças entretidas. Com as crianças em casa devido ao fechamentos de creches e colégios, os pais tiveram que adaptar a rotina dos pequenos e entretê-los, pois agora há tempo de sobra.

Uma das soluções foi comprar novos brinquedos neste período.

3 – Jogos eletrônicos:

Assim como os brinquedos tradicionais, os jogos eletrônicos não ficaram de fora desta lista de produtos em alta para vender online. Aliás, essas duas categorias – de brinquedos e jogos eletrônicos – alcançam pessoas de todas as idades.

4 – INFOPRODUTOS:

Com o isolamento social, as pessoas começaram a trabalhar de casa, o popular home office, e a comunicação com os demais colegas é feita por meio de videochamadas.

Desde que esse movimento de trabalho remoto começou, o uso de ferramentas que oferecem videoconferência aumentou de forma exponencial.

A empresa americana Zoom Vídeo, por exemplo, registrou um aumento no número de acessos na plataforma de 10 milhões para 200 milhões por dia.

Esse item abre uma boa oportunidade não só para você desenvolver aplicações que façam sentido na vida das pessoas agora, mas para oferecer mentorias e treinamentos ao vivo.

Inúmeros profissionais têm apostado no uso dessas ferramentas.

5 – Alimentação por Delivery:

O delivery de alimentação, possivelmente, seja a categoria que mais movimenta o e-commerce atualmente, pois essa é uma forma eficiente de continuar vendendo durante a pandemia…

Talvez não com a mesma intensidade comparando com períodos regulares, para quem tem restaurante por exemplo, mas você não terá que parar a operação totalmente.

E, para quem não tem restaurante, mas tem aptidão para a culinária e precisa de alguma alternativa para ganhar dinheiro nessa quarentena, vender online algum tipo de comida pode ser uma oportunidade relativamente barata e simples de colocar em prática.

 

Ter uma loja online não significa que terá que fechar sua loja física, mas ampliar seu canal de vendas sem ter uma limitação geográfica. Que o e-commerce faça a diferença no seu negócio, não somente em meio a crise, mas sempre!

E, se tratando de INFOPRODUTOS, leia o conteúdo sobre como abrir uma empresa de infoprodutos. Pode servir para lhe abrir leques de opções!

Modificado por Nalva Rafael em 6 de maio de 2020 as 20:04

PUBLICADO POR

Nalva Rafael

Edinalva Rafael é administradora empresarial, mãe do Pedro, apaixonada por livros de romance e redatora de conteúdo na Unicont.
                
    

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