fbpx
Nalva Rafael | 30/03/2020
Voltar

Medidas para reduzir os impactos do Coronavírus nas empresas.

Estamos passando por um dos piores momento da saúde e da economia do nosso país e precisamos nos preparar para que possamos passar por esse vale. Saiba quais medidas você deve tomar para reduzir os impactos do Coronavírus na sua empresa.

Esse cenário fica mais complicado para as micro e pequenas empresas, que muita das vezes não tem um capital de giro para manter o negócio rodando nesse momento, e ainda assim precisam manter as obrigações com seus funcionários.

Como salvar minha empresa da crise do Coronavírus?

Tenha caixa!

Ter caixa (dinheiro disponível) neste momento é um ponto crucial.. Isso vai fazer com sua empresa não caia em problemas piores e que não venha entrar em falência. Mas vale ter atenção para não queimar o seu caixa com coisas não emergências. A empresa que tiver caixa nesse momento vai conseguir continuar funcionando após a crise.

Sabemos que grande parte dos empregos no Brasil são oriundo das micro e pequenas empresas, logo, o Governo precisava agir rápido para não termos uma catástrofe muito maior. Por isso o Governo criou várias medidas para tentar amenizar essa situação para as micro e pequenas empresas. Vamos falar delas nesse post.

Reduza seus Custos!

Outro ponto a ser considerado é o corte ou redução de despesas e custos. Uma das estratégias em momento de crise é renegociação de contratos fixos, redução de valores, prazos mais estendidos, parcelamento. Tudo isso é válido para seguramos o nosso caixa.

Empresas que conseguem ter uma visão clara do financeiro irão conseguir tomar decisões mais precisas e assertivas. Por isso é tão importante manter a gestão financeira da sua empresa. Sem ela você joga esse jogo às cegas.

Tenha mais de um canal de vendas!

Além disso, precisamos olhar para o nosso negócio de forma criativa. Ter mais de um canal de vendas é essencial para qualquer negócio. Na correria do dia a dia, e com as vendas a todo vapor, não vemos a necessidade de ter mais de um canal de vendas. Mas você precisa estar preparado para o incerto e precisa ter cartas na manga pra continuar o jogo. 

Diante desse momento do Coronavírus, muitas empresas começaram a vender pela internet na correria, sem preparo e nem conhecimento nenhum. Aquelas empresas que já tinham a internet como um dos canais de venda saíram na frente e continuaram com as vendas. Pense nisso! Ter mais de um canal de vendas ou formato de produtos são essenciais para manter seu negócio rodando.

Medidas emergenciais do Governo para ajudar as micro e pequenas empresas na crise do Coronavírus.

Medidas trabalhistas (Medida Provisória n° 927/2020)

A primeira medida apresentada pelo Governo foi em relação às medidas trabalhistas. Nossa diretora, Miriane, gravou um vídeo explicando o que foi liberado. Veja abaixo.

Mudanças trabalhistas – Medida Provisória 927/2020

Posteriormente, diante as muitas discussões com os sindicatos, empregados e empregadores, uma das medidas foi revogada. Veja abaixo o vídeo apresentado pela nossa diretora Lorena.

Revogação do artigo que trata da Suspensão do Contrato de Trabalho

Em síntese, a Medida Provisória libera 7 medidas para amenizar as demissões e ajudar o empregador nesse momento.

  • Teletrabalho
  • Férias Individuais
  • Férias Coletivas
  • Aproveitamento de Feriados
  • Do banco de horas
  • Da suspensão de exigências administrativas em Segurança e Saúde no Trabalho
  • Adiamento do recolhimento do fundo de garantia do tempo de serviço (FGTS) com vencimento em abril, maio e junho/2020.

Prorrogação do imposto do Simples Nacional – DAS (Resolução CGSN n° 152/2020)

De acordo com a Resolução CGSN n° 152/2020, publicado dia 18/03, foi aprovado a prorrogação do imposto (DAS) das empresas do Simples Nacional. Essa prorrogação se deu nos seguintes meses:

Tabela dos novos prazos de pagamento do Simples Nacional

Veja o vídeo onde explicamos um ponto mais sobre essa prorrogação.

Prorrogação do Simples Nacional

Dessa forma, essa medida vai ajudar a conservar o seu caixa para uso com gastos estratégicos, como pagamento a fornecedores, funcionários e custos que irão afetar na produção.

Financiamento da Folha de Pagamento para Micro e Pequenas empresas

No dia 27/03/2020 o Governo anuncio uma linha de crédito para folha de pagamento por 2 (dois) meses. Um dos requisitos para poder solicitar esse financiamento é um faturamento de R$ 360 mil a R$ 10 milhões ao ano.

A Instituição Financeira depositará o salário diretamente na conta bancária do empregado através do CPF. O objetivo desse financiamento é garantir os empregos dos trabalhadores, já que outro requisito para esse financiamento é que a empresa só poderá demitir o empregado após os dois meses de pagamento.

Além disso, a empresa terá uma carência de 6 meses para começar a pagar o financiamento e poderá parcelar em até 36 meses. Em conclusão, o Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que o financiamento será operacionalizado pelo BNDES.

Prorrogação na validade da certidão negativa

Conforme publicado dia 25/03/2020, na Portaria Conjunta RFB/PGFN n° 555/2020, foi prorrogado a validade das Certidões Negativas de Débitos Federais e à Dívida Ativa da União por 90 dias.

Portanto, aquelas Certidões que estavam válidas no dia 24/03/2020 (data da publicação desta Portaria) terão seus prazos de vencimento estendidos por mais 90 dias.

Veja abaixo o vídeo explicando mais sobre o assunto.

O Governo está tentando tomar medidas para ajudar milhares de empresas, mas sabemos que será necessário muito mais! Nós como empresários precisamos nos colocar a frente de nossos negócios, aprender com todo esse cenário e tomar decisões assertivas.

Entendemos a gravidade de toda está situação, mas lembre-se você não esta sozinho nessa jornada!

Redução proporcional da jornada de trabalho e salário e a suspensão temporária do contrato de trabalho (MP 936)

Nessa madrugada (01/04/2020) foi publicado uma nova Medida Provisória n° 936/2020, tendo como medida a redução proporcional da jornada de trabalho e salário e a suspensão temporária do contrato de trabalho.

Sob o mesmo ponto de vista, o Governo vem tentando salvar as micro e pequenas empresas da crise econômica decorrente do coronavírus.

De acordo com a MP 936 vem garantir o direito do emprego, dando estabilidade aos empregados. Veja o vídeo trazendo os pontos importantes dessa Medida Provisória.

Redução de Salário e Suspensão do Contrato – MP 936/2020

Modificado por Miriane Barreto em 2 de abril de 2020 as 21:11

PUBLICADO POR

Nalva Rafael

Edinalva Rafael é administradora empresarial, mãe do Pedro, apaixonada por livros de romance e redatora de conteúdo na Unicont.
                
    

Comentários Seja o primeiro!

Nenhum comentário para esta postagem!


Deixe o seu comentário!
    

Receba no seu E-mail as principais notícias, dicas e informações do nosso blog.

×

Ei!

Está precisando de um contato mais ágil? Fale conosco pelo WhatsApp clicando ali em baixo, ou então nos mande um e-mail: contato@unicontservicos.com.br

× Como posso te ajudar?